6 de março de 2017

Celíaca desabafa: um recado aos restaurantes

Há alguns dias, postei um vídeo no meu perfil pessoal no Facebook com um desabafo e emoções à flor da pele. Já foram mais de 8 mil visualizações. Se eu soubesse a repercussão que teria, tinha publicado na página e aproveitado para divulgar o blog, né?! Mas na hora não pensei em nada disso. Queria apenas colocar para fora o que tinha acabado de passar…

Resumindo

Restaurante Quentin Tarantino

Fui em um restaurante, teoricamente, sem glúten e sem lactose. Já tinha estado lá, conversado com o dono e ouvido da boca dele que o local era apto para celíacos, que nenhum funcionário era autorizado a entrar com alimento com glúten e blá blá blá. Eu acreditei. Desconfiada, mas acreditei.

No tal dia, voltei lá. Pensei em comer um sanduíche. Fiz o interrogatório de praxe com o rapaz que me atendeu. Questionei se cada ingrediente tinha glúten: queijo, presunto, cream cheese, tempero… se depender, até o alface entrou na lista. Sério! Não foi por falta de cuidado. O tal rapaz, atencioso, olhou no Google, checou as embalagens, fez o que estava ao seu alcance.

E eu, como sempre, disse que passaria muito mal se comesse glúten. Justifiquei a minha cisma, que aos olhos dos outros sempre soa como exagero.

Enfim, se é para resumir vamos ao final da história: já com o sanduíche dentro do estômago, vejo o moço se aproximar. Com uma tranquilidade de quem não imaginava o problemão que iria anunciar disse: “o iogurte usada para fazer o molho tem glúten, moça”.

O QUE?!?!?!

E VOCÊ ESPERA PARA ME FALAR AGORA? QUE IRRESPONSABILIDADE! O DONO TINHA FALADO QUE VOCÊS ERAM APTOS PARA CELÍACOS! NOSSA, MEU DEUS! NÃO POSSO CAIR DE CAMA NOS PRÓXIMOS DIAS, NÃO…

Não lembro ao certo o que eu disse e o que apenas pensei. As lágrimas já estavam escorrendo nos olhos. E o sangue começava a ferver. A sensação de ter sido enganada e desrespeitada veio acompanhada da triste conclusão: o mundo não foi feito para nós, nem quando parece que é.

Desnorteada, parecia que tudo o que já tinha passado até então como celíaca voltava na minha cabeça, como se eu fosse uma bacia de água e a última gota tivesse sido derramada para transbordar de uma só vez. Aí veio o vídeo, as mensagens, os comentários de todo o país e a vontade de escrever um…

RECADO AOS RESTAURANTES

1) Você e seus funcionários não são obrigados a saber o que é glúten, nem onde ele está. Certo? Errado! Já passou da hora de treinar sua equipe, de cumprir a legislação, ter uma nutricionista coordenando o seu trabalho e de responder, minimamente, às nossas dúvidas. Não custa nada. Aliás, custa dinheiro, mas te garanto que esse dinheiro vai voltar para você na hora se fizer tudo direitinho. Estamos cansados de ver uma grande interrogação estampada na cara de vocês quando fazemos qualquer pergunta e de sermos tratados como ETs. Sinto muito, mas não viemos de outro planeta.

Orange is the new black

2) Nós celíacos somos excelentes clientes. Podemos não ser maioria como vocês gostam de dizer (já ouvi isso do dono de uma padaria sem glúten!), mas somos sedentos por consumir com segurança. Na falta de opção, quem a oferece sai na frente. Muito na frente. Quando podemos ir a algum lugar, voltamos uma, duas, milhares de vezes e indicamos para Deus e o mundo. Fazemos questão de que o seu negócio seja um sucesso. Precisamos dele, entende?! E você, queira ou não, precisa da gente também… Cliente não se dispensa, ok?

3) Se o seu atendimento é ruim para nós, talvez não seja bom para ninguém… e se ele for bom para o celíaco, é um excelente atendimento para todo mundo. Eu explico: lidar com clientes com restrição alimentar não é fácil. Cumprir com todas as exigências de segurança alimentar não é moleza, mas o estabelecimento que oferece alimentos para um público como nós é capaz de atender bem qualquer pessoa.

when I can eat

4) Não divulgue, nem anuncie que vende alimentos sem glúten e sem lactose só para nadar na crista da onda. A moda passa, mas a doença celíaca não. Se você se acha esperto porque quer atender a essa demanda recente do mercado, seja mais inteligente e inclua quem sempre vai consumir o seu produto, mesmo que outra dieta passe a ocupar o status de queridinha do momento.

5) Se você tem um restaurante ou lanchonete que oferece produtos para todos os públicos e, consequentemente, com glúten, considere se diferenciar e ter uma única opção que seja para nós. Coloque no cardápio, separe um lugarzinho na cozinha, deixe algo pronto… o que for! Mas, por favor, não nos exclua sem antes tentar.

eating

Exemplo a seguir

A pizzaria Artezannale em Juiz de Fora atende celíacos. Ela pede que o cliente avise com antecedência, pois a massa e o recheio são feitos em outra cozinha e a pizza assada em outro local. Talvez não seja 100% seguro, pois vai saber onde o glúten vai parar numa pizzaria, mas o que vale, meus caros, é a consideração, o respeito e, como já disse, o entendimento de que:

Cliente é cliente, sempre

Já foi o tempo que o cliente tinha sempre razão, convenhamos, mas se tratando da saúde das pessoas, não há desculpa ou argumento capaz de me dizer que um vacilo desses dá para ser cometido. Com ela não se brinca! Que fique dado o recado.

recado dado

Respondendo quem me perguntou: foi no Filé de Alface que rolou a infeliz situação.

MAIS POSTS SOBRE:

  1. EMOCAKES.COM.BR

    O CELIACO NAO É UMA MODA, É UM CLIENTE QUE SABE O QUE QUER PORQUE TEM UM MECANISMO QUE SE CHAMA CORPO QUE DETECTA IMEDIATAMENTE A QUALQUER EMPRESARIO QUE QUERA SE FAZER DE ESPERTO. DESDE EMOCAKES APOIAMOS QUALQUER INICIATIVA DE CERTIFICAÇAO, AUDITORIA DE TODOS OS QUE FABRICAMOS ALIMENTOS SEM GLUTEN PARA QUE NINGUEM POSSA BRINCAR COM A SAUDE DE CRIANÇAS E ADULTOS. OS CELIACOS NOS DAO LIÇOES DE CONVIVENCIA, SERÁ QUE QUEREMOS APRENDER?

  2. Hortensia Lopes Cabral

    Passo por este constrangimento sempre. Para falar a verdade, até com parentes próximos. Acho que as pessoas deviam deixar de lado os modismos e se informar melhor sobre os males dessa doença. Com o tempo ela pode até matar.
    Ser celíaca não é fazer uso de dieta da moda. Ser celíaca é ter uma doença grave que não tem cura e nem medicamentos para tratar. A cura está em não ingerir o glúten e a lactose.

  3. Mônica Soares

    Adorei ler seus comentários e obrigada por divulgar o nome do lugar. Também sou celíaca e morro de medo de comer fora de casa. Aliás, não como! Realmente não confio porque acho que a sociedade não está preparada para entender os riscos que o glúten podem gerar dentro de um celíaco. Faltam informações e ficamos a mercê de comerciantes que estão mais preocupados em vender seus produtos do que em buscarem informações corretas sobre o que vendem. Um abraço: Mônica

  4. Lazilda Reis

    Já passei por isso também, perguntei , se o produto tinha glúten ou lactose,muitos não sabem nem o que é.

  5. Mariana Fernandes

    Olá! Não passei por situação como a sua, mas quando vejo que o funcionario de um estabelecimento geral fica na duvida, eu também fico e vou para outro lugar… até consigo comer em restaurantes comuns, aliás, já fico até “marcada” por ser aquela que vai perguntar tudo! Um dos maiores problemas é que muita gente acha o sem gluten, uma moda. E muitos donos de locais que atendem alergicos e intolerantes nao o sao, e nao estudam as reais necessidades do publico alvo que atenderão. Alem de nao treinarem seus funcionarios. Concordo com seu recado para os restaurantes. Mande mesmo! Aliás, vamos todos mandar e se for o caso perder 5 mins explicando o que é a doenca celiaca e o que pode nos causar com um alimento errado. Faco isso direto… sem vergonha. Temos que conquistar nosso espaco sim!

Deixe seu comentário!