25 de maio de 2017

Qual curso do CES combina mais com você?!

Desde que me formei vivo pensando em começar uma nova faculdade. Este ano, coloquei na minha cabeça que iria fazer Gastronomia… mas a ideia não saiu do papel. Por enquanto! Fui convidada para conhecer os cursos oferecidos pelo CES em Juiz de Fora e tô me animando, hein!

O vestibular do CES tá chegando: vai ser no dia 25/06 e as inscrições já estão abertas. Confira o edital aqui!

Design de Moda CES

Quando a parede pede foto.

Mas aí fiquei pensando, será que a Gastronomia é mesmo a minha praia? Qual curso combina comigo?! Se você também tem dúvida, vem cá que eu fiz a orientadora vocacional e vou te ajudar. Não, eu não vou perguntar qual a sua matéria preferida, o que você curte fazer nas horas vagas, nem como você definiria sua personalidade. Deixa isso para os especialistas!

O CES disponibiliza um teste pra você descobrir se o seu perfil é da área de Humanas, Exatas ou Biológicas. Pra fazer é só clicar aqui.

Comunicação (a minha primeira escolha!)

TV CES - Laila Hallack

Matando a saudade da TV no estúdio do curso de Jornalismo e Publicidade do CES (e que estúdio!!)

Você é curioso? Criativo? Questionador? Antenado? Sabe de tudo que acontece no mundo, na sua cidade e com os seus vizinhos? É comunicativo? Gosta de ler? Escrever? Falar? Mas isso não significa ser, necessariamente, aparecido, viu?

Tem muita gente tímida que se dá super bem na Comunicação (eu mesma sou super tímida, acredita?!)! Se você gosta de se expressar – seja como for – talvez tenha tudo pra estar na mesma área que eu.

Fotografia CES

Palavra de quem já fez essa escolha: é bom ser sonhador e idealista? Sem dúvidas. Mas manter os pés no chão é fundamental. A visão romantizada da comunicação pode te desiludir com o tempo. Sad but true.

Design de moda

Moda CES - Laila Hallack

Se vestir bem, adorar fazer compras, ter um senso de estilo de dar inveja… não são os principais indícios de que o curso de Moda seja para você, tá? Ter decorado todos os looks da passarela de RuPaul também não.

Seguir todas as blogueiras e celebs do universo fashion ou ser uma trendsetter muito menos.

Ateliê MODA

O curso de Design Moda te permite descobrir a moda além do que vemos nas revistas e na alta custura, por isso vale: ter interesse por arte, possuir habilidades manuais, ser original… e entender que moda também é cultura, economia, identidade, empoderamento e muito, mas muito trabalho.

Arquitetura e Urbanismo

Ter montado cidades inteiras com as pecinhas do Lego não determina que a sua vocação seja a Arquitetura. Gostar de desenhar também não garante que você leve jeito pra isso. Até porque existem softwares que fazem isso por você ou até outras áreas de atuação pra quem manda bem no desenho. Mas se durante as brincadeiras de infância você demonstrava certa noção espacial considere, sim, pensar no curso.

Visita Cursos CES - Laila Hallack

O olhar estético também é fundamental para o futuro arquiteto ou arquiteta. Se você odeia matemática e tem sérias dificuldades pra fazer conta, sei não, melhor repensar sua escolha. Apesar de ter matérias das áreas de Humanas, a Arquitetura é um curso de Exatas.

Gastronomia

Sim, tá em alta fazer gastronomia, mas fique sabendo que você não vai entrar no curso e rapidamente se tornar um chef renomado, ok?! Da sala de aula até ser jurado do Masterchef existe um longo caminho que você deve percorrer. E o que você precisa? Antes de qualquer coisa: gostar de cozinhar. E eu não tô falando de improvisar um macarrão instântaneo como ninguém, não. É preciso ter prazer em estar na cozinha, não apenas para devorar o que tem na geladeira.

Laila Hallack CES

A melhor parte da aula, né nón?!

Ah, se você é do tipo organizado, dinâmico e que se vira nos 30, a Gastronomia pode ser a sua também. No curso, você vai aprender a lidar com fornecedores, a planejar cardápio, a gerenciar um negócio gastronômico, com funcionários, gastos, estoque… e vai ter que colocar a mão na massa! Deu pra ver que mandar bem no fogão não é o único requisito, concorda?!

Psicologia

Depois de anos de terapia e tendo o pai e a irmã da área posso dizer: pra fazer Psicologia é preciso coragem e muuuuuita paciência… Brincadeiras à parte, se você gosta não só de estar com pessoas, mas de lidar com elas, o curso pode ser uma boa para você. Se você é o conselheiro da turma e é quem todos os seus amigos procuram quando precisam desabafar, já parou pra pensar que o seu talento talvez seja ajudar, ouvir e compreender o outro?

Ah, para fazer psicologia é bom gostar de ler. Você terá que se aprofundar em centenas de teorias sobre os mistérios da mente e do comportamento humano.

Laboratório Anatomia - Laila Hallack

Aquela dúvida: psicólogo também tem problema, viu?! Não vai achando que pra entrar no curso você precisa ser completamente bem resolvido… senão não teríamos psicólogo no mundo.

 

Esses são alguns dos cursos mais procurados no CES. Tem muito mais: são 17 pra você escolher! #publicomconteúdo #publicomverdade

Fotos: Vinícius Gonçalves.

MAIS POSTS SOBRE:

Deixe seu comentário!