19 de setembro de 2017

Se nada der certo…

Lembro de ouvir de uma colega num curso que se nada desse certo ela venderia bolo. O tom era de piada. Cá estou, alguns meses depois, iniciando a minha jornada na… venda de bolos e outras cositas más.

Não é algo que planejei. As coisas aconteceram. Comecei a fazer receitas sem glúten, a falar e escrever sobre a vida sem glúten, a deixar todo mundo com água na boca nas redes sociais – e a modéstia fica onde?! A oportunidade surgiu. Eu a abracei. Simples.

Será que não deu certo pra mim?

Eu, jornalista, que trabalhei como repórter de TV, numa afiliada da Globo, agora faço bolo pra fora.

Bolo de chocolate sem glúten

Um bolo desses, bicho!

Aos olhos de muitas pessoas, um tremendo fracasso. Coitada, tanto potencial e agora aí, trabalhando numa feirinha?! Para outros, sinônimo de sucesso. Afinal, ela vive ganhando produtos sem glúten, é convidada para um monte de eventos bacanas, tem tempo de sobra, não tem rotina… quanta liberdade!

Nem um, nem outro.

O sucesso é tão relativo que ouso dizer que é mais uma ilusão criada pelo homem.

Sucesso não é apenas sobre ganhar muito dinheiro ou conseguir fazer o que amamos. Nem necessariamente os dois juntos – quer cenário mais ideal?!

A palavra sucesso parece ser mais uma maneira para as pessoas medirem o nosso desempenho. É quase um parâmetro para te enquadrar enquanto projeto na sociedade.

Pensamos que somos um fracasso quando nos comparamos e almejamos o sucesso com base no que esperam de nós.

Don't Compare

Moldados numa perspectiva capitalista ou incentivados de forma romantizada a nadar contra a corrente, não importa. O tempo todo tentam nos ditar o que é sucesso como se o nosso êxito profissional e pessoal pudesse ser aferido.

O sucesso é um conceito abstrato que não pode se resumir a apenas vencer ou perder.

Success

Persegui-lo eternamente pode ser perigoso se não conseguirmos defini-lo de acordo com a nossa verdade.

Sucesso é viver em paz. Seja com as contas apertadas vivendo o seu sonho ou sem tempo pra nada num trampo que te consome, mas te permite juntar uma grana excelente. É estar ok com as escolhas que fazemos e com as circunstâncias da vida. Até porque nunca teremos o controle total das coisas.

Sucesso não é só ter reconhecimento. É escolher ser feliz com a maneira que você vive hoje. Agora. Não é o que você mostra ou o que os outros veem. É o que você sente sobre si mesmo.

Failure

Tem dias que ainda não sei o que estou fazendo, que olho para o lado e vejo todas as pessoas da minha idade com suas carreiras fascinantes, esbanjando dinheiro ou largando tudo e iniciando projetos inspiradores, fazendo a diferença no mundo, criando, realizando…

E aí paro para pensar: é nisso que se resume a vida?! Em querer regular a nossa existência com base nas experiências alheias?

Não quero e não vou viver como uma máquina em busca de resultados. Não sou uma empresa (pior que sou agora) disposta a driblar a concorrência para conquistar o mercado. Sou uma alma, um ser em constante evolução, uma pessoa que tem necessidades e para isso precisa trabalhar, ganhar dinheiro, mas se recusa todos os dias a se submeter a essa lógica competitiva e a sofrer quando não alcança o ~sucesso~.

Vendendo bolo, na TV ou onde for… sucesso?! É fazer o que faz sentido para mim e encontrar algum propósito nisso.

MAIS POSTS SOBRE:

  1. CHAFI

    Muito bom… Não digo que é um sucesso mas digo que traz felicidade …

  2. Karla Berzoini

    Bravo! Belo texto! Em um mundo de julgamentos vazios, acredito que o seu caminho seja o único que faz sentido. Parabéns!!!

  3. Edson Caldas Jr.

    Querer sem bem sucedido é viver no futuro e o futuro não passa de uma grande ilusão. Uma projeção do passado.

    Se eu aprendi algo com a vida ao longo desses últimos anos é que ser fracassado é o melhor caminho para viver uma vida em paz. Até porque, fracasso é apenas um conceito estabelecido por uma sociedade ambiciosa. E a ambição é perigosa; ela mata o ser e a pessoa nem percebe. Só percebe quando a vida está quase no fim e tudo aquilo que ela conquistou não faz mais sentido, pois ela gastou a vida para investir o tempo nas coisas. E vida não se compra. =D

    Faça o que te faz sorrir hoje, agora.

    Parabéns pelo texto.
    Tô sempre de olho por aqui. 🙂

Deixe seu comentário!