10 de julho de 2018

Por que os celíacos devem se unir

Em algum momento da vida, todo celíaco se sente um ET. Se a estatística estiver mesmo certa, somos 1% da população. Só isso? É tão pouco, embora eu desconfie que sejamos mais do que pensamos. Temos a sensação de que estamos sozinhos até que nos encontramos – seja pessoalmente ou virtualmente – e nos identificamos nas dores e nas delícias da doença celíaca.

Leia também: Como a doença celíaca melhorou a minha vida

Por que é tão importante se conectar com outros celíacos?

Friends - Celíacos

Você não precisa explicar o que tem o tempo todo

A outra pessoa sabe, até porque ela também passa por isso! Não que eu ache ruim ter que falar sobre a doença celíaca, o glúten e dividir informações sobre a nossa condição (tenho o blog por isso, after all), mas é bom ter essa folga e estar com alguém que também está inserido na mesma realidade.

Você é compreendido

Laila Hallack - Friends

Por mais que a sua família e os seus amigos se esforcem para te entender e tenham empatia, só outros celíacos podem te compreender integralmente. Temos as nossas diferenças, é verdade, há celíacos mais rigorosos, há celíacos mais de boa, há celíacos catastróficos e há celíacos indisciplinados, mas estamos todos no mesmo barco.

Descubra qual tipo de celíaco você é!

Você pode sofrer junto

Friends

Reclamar sem parecer fresco. Se queixar sem parecer ingrato. Chorar sem ter que esconder as lágrimas. Celíacos que sofrem juntos, superam o sofrimento juntos!

Você pode rir junto

É cada situação que a gente enfrenta. Seria cômico se não fosse trágico, não é o que dizem?! Que seja cômicco então. E juntos reforçamos a importância de saber achar graça até nas desgraças e saias justas que passamos.

Você pode aprender junto

Aprendi mais com outros celíacos do que com os livros e profissionais da área. Aprendemos a nos virar, compartilhamos receitas, produtos, restaurantes, formas de evitar a contaminação cruzada… e o mais importante: aprendemos a importância de respeitar a nossa saúde.

Você pode lutar junto

Luta dos celíacos

Ninguém conquista nada sozinho. Fortalecer a causa celíaca e levantar a nossa bandeira pode transformar o mundo em um lugar melhor para nós. Apoiar grupos, associações, encontros e eventos é contribuir para a nossa luta. Faça o que está ao seu alcance, mas jamais se feche para o fato de que precisamos uns dos outros.

MAIS POSTS SOBRE:

9 de março de 2018

Ninguém precisa ser feliz o tempo todo

O que eu mais faço aqui e nas minhas redes sociais é dizer que a vida melhora muito após o diagnóstico da doença celíaca. E melhora mesmo! Mesmo repetindo isso o tempo todo, nem sempre é suficiente. Em alguns dias (cada vez menos, ainda bem), eu mesma me pego choramingando pelos cantos, lamentando as dores de ser celíaca em um mundo que tá longe de estar preparado pra gente.

Tá tudo bem. É normal!

Querer que o celíaco esteja sempre feliz com a doença beira o absurdo. Até para mim que grito aos quatro ventos que sou celíaca e feliz, não apesar disso, mas principalmente por isso.

Nos contentamos com a doença celíaca, enxergamos o lado bom de ter o diagnóstico, mas também temos o direito de cultivarmos algumas insatisfações.

no drama

Yes drama, please!

Só sendo inconformados com a realidade poderemos lutar para transformá-la. Desde que isso não nos transforme em uma pessoa ranziza e mau humorada, reclamar de vez em quando pode ser terapêutico.

Anote num papel tudo que você gostaria de comer se pudesse voltar a ingerir glúten (só não faça isso se não tiver controle sobre seus impulsos). Relembre as saias justas que já teve que lidar por conta da doença. Ria das idas ao banheiro em locais inapropriados quando ainda estava se recuperando (eu já caguei – desculpe a palavra – numa penitenciária e num hospital antes de ser inaugurado! #vidaderepórter). Xingue (mentalmente, hein) aquele dono de restaurante que desdenhou de você ou responda à altura quando questionarem a sua disciplina.

Silenciar as nossas dores também pode nos adoecer! Já transformar o nosso drama em humor, em pauta política, em um blog ou canal no Youtube… só nos fortalece.

Que saibamos aproveitar os altos e baixos da doença celíaca, pois todos os momentos fazem parte da nossa trajetória. E todos, sem exceção, podem nos fazer crescer.

Positive

Antes que me entendam mal, vou deixar claro: continuo defendendo que a gente tente enxergar de forma positiva a doença celíaca, mas convenhamos: tem hora que só queremos extravasar as nossas emoções. Eu faço isso escrevendo e você?! Com auto-conhecimento, podemos encontrar o tal do equilíbrio. Nada de ficar sorrindo abobado por aí como se o nosso tratamento fosse um mar de rosas, nem se afundar no fundo do poço. Se precisar de ajuda para sair dele, tô sempre por aqui.

MAIS POSTS SOBRE: